Tudo vigiado por máquinas de adorável graça-o documentário




O documentário "Tudo vigiado por máquinas de adorável graça" é um documentário produzido no ano de 2011 por Adam Curtis em parceria com a BBC.  A primeira parte, intitulada Amor e Poder, aborda as implicações da teoria do Objetivismo de Ayn Rand, que propunha uma sociedade livre do altruísmo, sobre o mercado financeiro norte-americano e também sobre os produtores de tecnologia do Vale do Silício. Esta primeira parte do documentário mostra como o casamento entre a teoria de Ayn e a crença no poder das máquinas produziu a ilusão de uma sociedade que prescindia, entre outras coisas, de políticos e que se autogovernava e se autorregulava com a ajuda dos computadores.


O documentário se desenvolve mostrando o impacto da teoria do Objetivismo na sociedade americana e na economia. Rand é considerada uma figura polêmica. Ela propunha uma sociedade individualista e liberta das amarras governamentais. Ela defendia o egoismo como a virtude suprema da elite e propunha o livre mercado. "Revolta de Atlas" é um de seus livros mais e famosos e é considerado como uma aula de empreendedorismo. Um dos eixos centrais da história traz os esforços da protagonista, Dagny Taggart, para manter as atividades da Taggart Transcontinental, a linha de trens fundada por seu avô, a despeito da falta de matéria prima, da ausência de mão de obra qualificada e do excesso de regulações provenientes de um governo absolutamente corrupto. Ele apresenta ambição e a busca permanente pelo êxito pessoal e profissional são mostradas como virtudes. É um dos livros mais vendidos da America, só perdendo para a Bíblia. 

Ayn Rand nasceu em São Petersburgo, na Rússia,em 1905. Em 1924 graduou-se em Filosofia e História. Nesse mesmo ano ingressou no Instituto Estadual de Cinema para estudar roteiro. Em 1926, foi para os Estados Unidos para seguir a carreira de roteirista. Nos estúdios de Hollywood conheceu Frank O’Connor, com quem se casou em 1929. A teoria de Ayn Rand corrobora com um sonho surgido nos anos 1990, que os computadores  se apresentariam acima de qualquer hierarquia e que os indivíduos estariam conectados a um sistema cibernético democrático. 

Como mostrado no documentário, Ayn Rand é referencia para os desenvolvedores de tecnologia do Vale do Sicílio, pelos seus ideais. Para ela, cada individuo, apesar de estar inserido num meio social, pode se desenvolver de forma independente. É assim no ambiente cibernético. A aparente "terra de ninguém" possibilita o desenvolvimento de uma ciberdemocracia, independente de qualquer hierarquia social. Por isso, o Objetivismo criado por Rand e o conceito de democracia na rede andam juntos, como é apresentado em "Tudo vigiado por máquinas de adorável graça".

"Através dos séculos existiram homens que deram os primeiros passos, por novas estradas, armados com nada além de sua própria visão."-Ayn Rand. 

Por: Clara Studart



Comentários