Do invisível para o digital

Em 2014 quando o fenômeno dos rolezinhos iniciaram em Sâo Paulo e passaram a ser realizados em todoo Brasil. O psocionamento preconceituoso por parte Alshop, associação que representa lojistas de shoppings de todo o país e dos frequentadores abtuais dos espaços foi enfático e intransigente.

 O rolezinho nada mais é do que uma das muitas ações da periferia que busca legitimar a sua identidade. Essa carência fica estampada quando os encontros são marcados para acontecer em locais de grande visibilidade e que preenchem justamente essa lacuna, a falta de voz.

 Esse fenômeno não seria possível não fosse a grande rede para rapidamente conectar os milhares de adolescentes brasileiros que buscam romper a barreira do aparente silêncio e da insibilidade que os meios de comunicação impõe.

"A história dos movimentos identitários revela uma série de operações de seleção de elementos de diferentes épocas articulados pelos grupos hegêmonicos em um relato que lhes dá coerência, dramáticidade e eloquência".

Trecho do livro: Culturas híbridas: Estrategias para entrar e sair da modernidade.

Fonte: http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2014/01/20/polemica-dos-rolezinhos-exige-bom-senso-e-reflexao-afirma-presidente-da-cdh

Comentários