VIRTUAL.

                                                             
O que é o virtual? Palavra  essa, muito utilizada e pouco definida pelos usuários atualmente.
Para quem não buscou aprofundamentos na palavra, eu poderia definir o "virtual", como algo que se vive, como algo ativo e constante na atualidade, algo que não é material mas que realiza feitos, gera sustento para famílias, movimenta empresas e além dos meios de comunicação como jornais televisivo e impressos, informa a sociedade de forma pratica e rápida. 
  
 Agora em base nos estudos de Pierre Levy: 

*Filósofo, sociólogo e pesquisador em ciência da informação e da comunicação e estuda o impacto da Internet na sociedade, as humanidades digitais e o virtual. 

  
Que particularmente define o Virtual da forma que mais me identifico diz: 

     "já está todo constituído, mas permanece no limbo. O possível se realizará sem que nada mude em sua determinação ou natureza. É um real fantasmático, latente. O possível é exatamente como o real, só lhe falta a existência" [Levy, 1996, pág. 16]. 

 Para Levy existe o "polo latente" que se divide em o potencial que insiste, e o virtual que existe. E o "polo do manifesto" que se divide no real que subsiste e o atual que acontece. Levy afirma que no virtual o aqui e agora são inexistentes, o virtual nunca acontece no atual, nunca seria manifesto, o que implica no "agora" exigido para as aplicações e movimentações no virtual. No entanto em uma obra mais atual "cibercultura" Levy admite que a realidade virtual pode ser definida por três sensos o técnico ligado á informatica, o senso comum, e o filosófico. Sendo a acepção de informatica e senso comum mais logicas, a filosófica de define como: 
  "virtual é o que existe em potência e não em ato, o que concorda com algumas de nossas definições. Neste sentido, Levy reconhece ser o virtual um dimensão muito importante da realidade. O segundo significado, corrente, pode ser associado à irrealidade, em oposição a uma realidade que supõe uma presença tangível (o que também pode ser questionado). A Realidade Virtual fascina porque, ao mesmo tempo, reúne a tecnologia, o intangível e o potencial, que se manifestam na experiência de imersão."
Tendo ainda aspectos contestáveis, creio que Levy, traduz a palavra "virtual" de forma que saibamos dividir o que existe e o que é possibilidade. O que se define em ato, e o que pode se realizar, indiretamente. 


fontes: http://www.ccuec.unicamp.br/revista/infotec/artigos/renato.html

   

Comentários