Vivenciando uma nova era em que a exposição a virtualidade faz parte do nosso cotidiano , podemos notar que cada vez mais estamos mais inclusos e participando ativamente de programações virtuais , desde compras online, relacionamentos , trabalhos , até atendimento médico . 

Na década de 80, o sociólogo Jean Baudrillard já pensava a questão do virtual, da simulação e do simulacro, prevendo, de certo modo, o que estava prestes a acontecer, a explosão dos computadores e aparelhos eletrônicos. Segundo ele, a realidade deixou de existir, hoje vivemos uma representação da realidade, difundida, na sociedade pós-moderna pela mídia.

O contato com o mundo virtual surge cada vez mais cedo para as crianças , que passam a depender ainda mais da tecnologia , estando elas preparadas ou não para receber alguns tipos de informações .

 A relação entre tecnologia , informação e cultura afeta ainda mais  o contato com o mundo virtual , pois com o auxilo de ambas a velocidade das informações aumenta e as pessoas passam a depender ainda mais de aparelhos tecnológicos que os liguem ao virtual.
   “Um movimento geral de virtualização afeta hoje não apenas a informação e a comunicação mas também os corpos, o funcionamento econômico , os quadros coletivos da sensibilidade ou o exercício da inteligência. A virtualização atinge mesmo as modalidades do estar junto, a constituição do “nós”: comunidades virtuais, empresas virtuais, democracia virtual... Embora a digitalização das mensagens e a extensão do ciberespaço desempenhem um papel capital na mutação em curso, trata-se de uma onda de fundo que ultrapassa amplamente a informatização.”(Pierre Lévy, 1996:11)
 cibercultura é a relação entre as tecnologias de comunicação, informação e a cultura, emergentes a partir da convergência informatização/telecomunicação na década de 1970. Trata-se de uma nova relação entre tecnologias e a sociabilidade, configurando a cultura contemporânea (Lemos, 2002).

links bibliográficos: 
https://emminutos.wordpress.com/2012/04/10/sociedade-virtual-realidade-representada/
http://www.dicionarioinformal.com.br/cibercultura/
http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP1COELHO.PDF

Comentários