Conceitos da Cultura da Convergência

Para Henry, as formas de comunicação tendem cada vez mais a convergirem para um único meio.
Segundo o autor, todas as principais mídias estão sendo influenciadas pela internet como uma forma de adaptação às transformações culturais, sociais e mercadológicas que ela trouxe aos meios de comunicação.

Seguindo essa teoria, a convergência se aplica apenas ao modo como as informações serão produzidas, veiculadas e consumidas, mas não diz respeito ao aparelho por onde isso irá acontecer. Por exemplo, a promoção de uma marca ou mensagem, atualmente, tende a concentrar-se nos meios de comunicação tecnológicos, como a internet, mas os receptores da mensagem não utilizam apenas o celular ou o computador para serem impactado por essa ação.

A cultura da convergência procura explicar os fundamentos da sociedade que se desenvolveu em torno das tecnologias e da internet, tornando-a capaz de produzir o seu próprio conhecimento e compartilhá-lo com o resto do mundo.
Aplicar esse conhecimento às formas de comunicação atuais faz com que a empresa construa uma relação efetiva com o seu consumidor. A busca por interatividade e informação faz com que um produto, site ou serviço tornem-se importantes para esse consumidor, desde que tragam o conteúdo que ele considera relevante e da forma mais apropriada.
Neste vídeo disponível no YouTube, temos um resumo bem explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=mBsWb5TWXUQ

Comentários