A Big Data e o Jornalismo de Dados


Big Data é o termo utilizado para a armazenagem de um grande volume de informações/dados que podem ser utilizados para fins empresariais, jornalísticos, entre outros. O conceito de Big Data na área de Tecnologia da Informação se baseia em velocidade (a rapidez com que os dados são produzidos e tratados), volume (a grande quantidade de dados produzidos) e variedade (os diversos tipos de dados, como dados de áudio, vídeo, texto, imagem, etc). O Jornalismo também utilizada do grande armazenamento de informações para consolidar o seguimento do Jornalismo de Dados.

De forma genérica, o significado do termo “jornalismo de dados” é exatamente o que parece ser: um meio de se fazer jornalismo com base em dados. Na era do jornalismo de dados, a busca pelo furo jornalístico deixa de ser o objetivo, e o maior foco passa a ser a busca aprofundada sobre o significado de certos fatos. Por esses fatores a Big Data se mostra como aliada para o jornalismo, como uma fonte de dados para serem checados.

As notícias falsas ou "fake news" também corroboram para a valorização da Big Data. Para confrontar informações falsas é preciso checar os fatos a partir de todos os dados possíveis. Hoje, as agências de "Fact Checking" ou checagem de fatos que surgiram para combater as notícias falsas trabalham usando a Big Data como base de trabalho. O grande volume de informações armazenadas são utilizados como fontes seguras de informação para checar notícias relacionadas à política ou a economia, por exemplo.

Os meios de comunicação como o Estado de São Paulo,a revista Piaui que trabalha juto com a empresa de "Fact Checking" Lupa ou o jornal inglês The Gardian, se apropriaram dos benefícios da Big Data para propor uma forma aprofundada e dinâmica de se fazer jornalismo. Os meios de comunicação, por meio de Big Data, elaboram infografias que ajudam a contar de forma mais didática ou desenvolvem etiquetas de checagem que possibilitam investigar uma informação para conferir se ela é verdadeira ou não. Na era das notícias falsas, a combinação entre Big Data e o Jornalismo de Dados é bem-vinda.

Por Clara Studart


https://www.theguardian.com/data
http://piaui.folha.uol.com.br/lupa/
http://estadaodados.com/basometro
http://www.bigdatabusiness.com.br/o-que-sai-se-juntarmos-jornalismo-com-big-data-2/

Comentários