A internet das coisas


A tecnologia e sua praticidade no meio de convívio




A “Internet das Coisas” se refere a uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados do dia a dia a computadores. Cada vez mais surgem eletrodomésticos, meios de transporte e até mesmo tênis, roupas e maçanetas conectadas à Internet e a outros dispositivos, como computadores e smartphones. 

A ideia de conectar objetos é discutida desde 1991, quando a conexão TCP/IP e a Internet que conhecemos hoje começou a se popularizar. Bill Joy, cofundador da Sun Microsystems, pensou sobre a conexão de Device para Device (D2D), tipo de ligação que faz parte de um conceito maior, o de “várias webs”. 

As “Coisas” podem ser um monitor cardíaco, um chip transmissor, um localizador, um termômetro, uma câmera de segurança, uma porta, sensores no motor de um carro, um tubarão, enfim qualquer coisa natural ou construída por mãos humanas e que possa enviar e,ou, receber dados através de uma rede sem fios ou cabeada.

                                                             Kevin Ashton

Kevin Ashton, pesquisador britânico do Massachusetts Institute of Technology (MIT), é considerado o primeiro especialista a usar o termo “Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), em 1999. Desde então, o novo mundo em que os objetos estarão conectados e passarão a realizar tarefas sem a interferência humana começa aos poucos a parecer menos ficção científica, e mais algo do nosso cotidiano.

A praticidade de comandos por voz, bluetooth e wifi nos objetos que utilizamos em meio ao dia a dia, se tornam eficazes por serem rápidos e práticos. Mas quais são as conseqüências de um aprofundamento tecnológico como esse?

Sabemos que na internet nada é 100% seguro, logo, devemos ter cuidado antes de bombardear esses meios com nossas informações pessoais, como cartões de crédito, senhas para desbloqueios da porta de casa, até mesmo com nosso GPS.


Bibliografia: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/08/internet-das-coisas-entenda-o-conceito-e-o-que-muda-com-tecnologia.html


https://startupi.com.br/2014/10/internet-das-coisas-das-origens-ao-futuro/


Comentários