Big Data: Dados sobre você movimentam o marketing


"Olá, bom dia. O senhor gostaria de estar adquirindo o cartão de crédito de nossa loja?"
"Mas eu nunca nem pisei aí. Como vocês conseguiram o meu número?"

Se você já passou por algo do tipo alguma vez na vida, saiba que suas informações pessoais profissionais e quem dirá até pessoais, já não são mais de inteira responsabilidade sua. Há quem goste de realizar compras online, mas como bem sabemos, para isto precisamos preencher um cadastro que empresas de E-Commerce nos solicitam durante o processo da compra online de alguma mercadoria. Todo o armazenamento online de dados estão sendo chamados de Big Data.

Sempre existiu a criação de dados (podemos citar os documentos por escrito e reconhecidos em cartório como os precursores). A diferença é de que hoje, gerar dados e informações passou a ocorrer numa velocidade muito mais rápida. Bater fotos no celular, mandar áudios no WhatsApp e até mesmo textos, fazer check-in em redes sociais e entre outras ações, gera dados de forma instantânea, veloz e online. Estar logado em sua conta no Google (depois de ter feito aquele bom e velho cadastro) fará com que o próprio Google tenha informações suas. Afinal de contas, o Google é um gigantesco armazém de dados. O maior do mundo, eu diria.

Gerar conteúdo pode ser maléfico como também benéfico, onde as empresas acabam se aproveitando bastante desta ferramenta de apoio estratégico.



Por quê o Big Data é importante para as empresas?
O objetivo é simples: melhorar o processo de trabalho da empresa como um todo e abstrair insights relevantes sobre as tendências de mercado que poderão contribuir para um melhor desenvolvimento da empresa e que também melhor identifique os comportamentos e expectativas dos clientes.

Pense bem, você tem uma empresa e precisa entender o seu cliente. Então recorda aos dados e as informações sobre eles que estão facilmente disponíveis na internet. Há também quem discuta a teoria de informações sobre pessoas podem ser vendidas, o que justifica ao nosso caso rápido do começo deste texto. Você nunca pisou ou acessou o site de empresa X, mas ela sabe tudo sobre você pois a Y, que é com quem você costuma ter relações comerciais, permitiu que a X tivesse o seu contato. Isso existe, afinal em grande mar de armazenamento de dados, ter controle sobre eles acaba sendo algo difícil.

Se obtém informações de mercado por meio dos consumidores, extraindo o que eles dizem e principalmente o que fazem. Insatisfações, satisfações, desejos, feedbacks, necessidades e entre outros, são possíveis de serem captados em mídias sociais e cruzar com dados internos de sua empresa, criando assim alguns excelentes insights.


Gustavo Queiroz

Fonte: Big Data Business
http://www.bigdatabusiness.com.br/voce-sabe-o-que-e-big-data-analytics/

Marketing por Dados
http://marketingpordados.com/analise-de-dados/o-que-e-big-data/













Comentários