As boas conversas dos Salões Franceses

"A arte geral da conversação, por exemplo, que foi levada à perfeição nos salões franceses do século XVIII, era ainda uma tradição viva há quarenta anos"(Bertrand Russell - 1930)

Antigamente, os salões franceses eram algo pequeno, formado por pequenos círculos informais. Formado por apreciadores da boa linguagem intelectual e das boas maneiras.

Aos poucos foi se transformando e se solidificando, formando núcleos de ideias revolucionárias. Até que o número de convidados foi crescendo e agora eles desempenhavam um papel de relevância na opinião pública para a Revolução Francesa

Os salões franceses eram frequentados por todos, das altas classes sociais, até os menos favorecidos. Se tratava de um local para reuniões em geral.
Geralmente, esses encontros, eram realizados na casa de uma Dama Ilustre, onde ela conduzia a conversa dos convidados.

Quando a Dama convidava as pessoas para sua casa, não almejava ganhar nada em troca. Apenas o prazer em ver seus convidados discutindo diversos assuntos, conversas bastante agradáveis. E muitas vezes, quem não era convidado, aparecia sem ser convidado.
Todos os gastos era de responsabilidade da Madame, e esses gastos não era nada barato. Ela apenas tinha esse gosto em ver sua casa cheia de todos os tipos de pessoas.

E o que de interessante esses salões tinham? Eram frequentados por todos os tipos de pessoas. Sem distinção por classes sociais. Com apenas um intuito: Conversar, contar histórias e como eles dizem, contar muitas plaisanteries (piadas, pegadinhas..)



Comentários