A ciberdemocracia é tão superestimada...




Dizer que a democracia, sistema pelo qual os cidadãos são livres para se expressar e exercer seus direitos como participantes de uma sociedade livre, é superestimada pode causar algum tipo de estranhamento. O personagem da série americana “House of Cards”, Francis Underwood (Kevin Spacey) fez isso. Num contexto onde Frank passou de um congressista democrata para vice-presidente dos Estados Unidos sem ganhar nenhum voto. Sendo assim, a declaração do personagem não parece ser tão absurda assim. Mas será que isso também se aplica à Ciberdemocracia?

Ciberdemocracia refere-se ao conceito de democracia transferido para o ambiente da internet. O meio virtual seria um campo aberto para que pessoas de todas as idades e classes sociais pudessem discutir sobre variados temas, de forma igualitária. Um dos principais pensadores sobre o tema é Pierre Levy. Ele acredita que a rede dá mais informações sobre política e organiza melhor essas informações para que sirvam de base para protestos. A ciberdemocracia é, portanto, um estágio superior à própria democracia, representando uma nova era do diálogo político.

No seu conceito, a ciberdemocracia foi comparada às Ágoras gregas , espaços de discussão filosófica entre os cidadãos para pensar o espaço onde viviam. Os cidadãos, para os gregos, se resumiam aos letrados. Era um lugar entendido como campo de debate para todos, mas esse “todos” era um número restrito de pessoas. A internet se apresenta também como um espaço de possibilidades de discussão, mas nem todos têm o mesmo lugar de fala.

A internet depende de como as pessoas a utilizam. O campo virtual não produz o conhecimento, ele o reproduz. Quem disponibiliza esse conhecimento são pessoas de diferentes classes sociais que frequentam a mesma Ágora virtual. Pensar a internet como esse espaço livre para discussões completamente inclusivo é um ideal, mas talvez impossível de ser realmente aplicado. A liberdade de expressão que achamos que temos  nas redes sociais, por exemplo, talvez seja ilusória. Talvez seja superestimada.

Comentários