As comunicações e a solidão

"A solidão humana aumentará em proporção direta ao avanço nas formas de comunicação." Werner Herzog (2006)


Paradoxalmente, os meios de comunicação vêm crescendo na mesma proporção da solidão humana. A globalização, os não espaços e o "encolhimento do mundo", como propôs Marc Augé em Sobremodernidade, na realidade não trouxeram uma aproximação das relações, mas sim um distanciamento preocupante.

Um grande exemplo disso são as redes sociais. Supostamente criadas para estreitar relacionamentos, quebrar barreiras físicas e funcionar como um novo ambiente social, o efeito tem se mostrado reverso. A necessidade de expor a vida pessoal tornou-se uma obrigação para muitos e, consequentemente, uma trouxe consigo uma ansiedade perturbadora.

Nesse sentido, a frase que expõe a teoria de Herzog só se confirma. Os meios de comunicação se multiplicam de forma assustadora e, com isso, as relações se extinguem. O paradoxo torna-se cada vez mais forte e não há uma resposta pronta e simples que nos faça entendê-lo. No entanto, a reflexão que fica pode ser ainda mais válida, pois traz respostas diferentes para cada um que a faz. Cabe a cada indivíduo entender a melhor forma de utilizar tais ferramentas de comunicação de modo que lhe seja benéfico. Mas somente cada um por si só está apto para descobrir tal modo.

Veja mais:




Comentários