Foto: reprodução
“Cartazes
anunciando ‘preços fixos’ ou ‘preços ingleses’ eram
comumente exibidos, ainda uma geração atrás, nas melhores lojas
das maiores cidades do continente…”
A
frase acima é de Alfred Marshall, um matemático e um dos principais
nomes da economia neoclássica. É formado na universidade de
Cambridge. Marshall
seguiu a carreira acadêmica tornando-se referência entre os
teóricos da microeconômia nas universidades de todo o mundo.
Marshall
criou o conceito de utilidade marginal decrescente e as condições
necessárias para a maximização da utilidade do consumidor através
da troca.
Sobre
a sua teoria da demanda, o economista defendia que o em um período
analisa os gostos do consumidor seriam constantes. “Não supomos
que haja tempo para qualquer alteração no carácter ou nos gostos
do próprio homem”. Isso implicaria na ética subjacente na
economia neoclássica.
Mas
voltando a falar um pouco da citação de Marshall, nela o matemático fala dos
varejistas europeus, mais precisamente os ingleses, que tentavam
tirar o máximo de proveito possível em suas negociações, muitas
vezes discriminando os indivíduos.
Porém,
a citação quer dizer que isso chegou ao fim, quando os ingleses
foram pioneiros na prática de preços fixos na mesma loja para todo
e qualquer tipo de cliente que iriam comprar em iguais condições.
Na sequencia dessa citação, ao seu fim, Marshall diz que em
determinados pontos da Europa, comerciantes chegavam a pedia um valor
até seis vezes maior que o que realmente valem.
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