Georg Simmel em uma reflexão da desvalorização da mensagem


"O deslumbramento das pessoas ante os triunfos do telégrafo e do telefone leva-as a esquecer com frequência o fato de que aquilo que realmente importa é o valor do que se tem a dizer ... "

Georg Simmel (1907)

O tempo passa e a intervenção das tecnologias dentro de hábitos e costumes humanos se intensifica a
cada década. Georg Simmel, um sociólogo alemão e profundo admirador de Kant, comenta sobre a
reação das pessoas ao se depararem com as tecnologias que surgem nos seus respectivos tempos. Quero dizer, toda era, todo momento da história, haverá alguma tecnologia surgindo e chamando a atenção das pessoas. Quando Georg cita a frase acima, ele refere-se à reação das pessoas mediante as tecnologias do seu tempo (como o telégrafo e o telefone), mas podemos fazer claramente um paralelo com o que surge no nosso atual momento, provando que o comportamento das pessoas mediante as novas tecnologias, não difere muito das reações de pessoas no começo do século XX.

A primeira palavra da frase acima é "deslumbramento", o que seria um termo perfeitamente encaixável nos moldes atuais quando referir-se a reação do ser humano diante alguma tecnologia. O deslumbramento é tão grande, que passamos a nos tornar uma espécie de escravo daquilo, atingidos por algum tipo de magia ou coisa do tipo. Magia, no sentido de que no começo, demoramos a acreditar no que aquela tecnologia consegue fornecer, nos tornando dependentes dela. 


Com essa dependência toda, acabamos nos esquecendo de costumes que já existiam antes do aparecimento destas tecnologias. Costumes que funcionavam perfeitamente e que exerciam o seu papel antes destas tais tecnologias. A mensagem perdeu sua importância e o meio que a transmite passou a ter mais relevância perante os novos consumidores, que acabaram virando consumidores a partir do momento em que preocupam mais com o veículo utilizado, ao invés da mensagem em si. Falar da essência da mensagem em si, posso aprofundar em uma outra postagem. 



Gustavo Queiroz

Comentários