Matrix já existe?

O filme Matrix estrelado por Keanu Reeves e Lawrence Fishburne estreou em 1999 prometendo ser o grande filme do ano.

O personagem Thomas Anderson (Keanu Reeves) leva um vida dupla, de dia ele é programador de uma empresa de software e a noite um hacker de codinome Neo que está atrás de uma resposta: o que é a Matrix? Navegando pela deepweb ele conhece Morpheus (Lawrence Fishburne) que promete não apenas explicar, e sim, mostrar o que é Matrix.

Ao se comprometer em descobrir a verdade, Neo se depara com um mundo desconhecido: O ano é 2200 e não 1999, o mundo está em guerra, ou seja, normal. O diferente é que tal guerra é entre homens x máquinas, não existe Sol (máquinas dependem da luz solar para "recarregar as baterias") como consequência disto as máquinas criaram uma enorme colheita de humanos, pois os impulsos elétricos do corpo humano é a fonte de energia das máquinas.
Enfim, Matrix é um sistema de realidade virtual criado pelas máquinas para os humanos não perceberam que são escravizados e usados como fonte de energia.

Se você for assistir o filme pensando na porrada vai gostar, e se for assistir o filme pelo contexto e dialogos vai adorar!

Mas fica a pergunta: Matrix já existe?

Bem, de certa forma podemos dizer que sim! 

Sem perceber ficamos escravos das máquinas que criamos. Exemplos temos vários: Não precisamos mais sair de casa pra ver um amigo ou a namorada porque existem várias formas de chamadas de videos como Skype, WhatsApp e Facebook.

Para algumas pessoas sair de casa e esquecer o celular é como sair nu, isso mostra o quão dependentes estamos de uma máquina.  

Porém o essencial fica invisível. Mesmo estando com o "mundo" nas mãos vemos as pessoas se tornarem narcisistas e que ao invés de se preocuparem com a triste realidade que vivem, se preocupam em postar fotos e saber quantos "likes" tal foto teve! 

Morpheus mostra uma realidade à todos nós um olhar de um cidadão urbano, urbanóide,
grandes cidades acostumadas a conviver com a miséria, mas nunca com a maldade, corrupção, ganância, violência, impunidade, banalização da cultura à tal falta de liberdade, abandono da população, do mundo inteiro pelas autoridades, manutenção do analfabetismo e do desemprego, desigualdade.
As pessoas ficam tão dependentes do sistema que alguma lutarão por ele e quem é contra é taxado de louco!

A única diferença entre a Matrix do filme e os dias de hoje é que no filme os humanos são forçados à viver no sistema e hoje nós entramos de boa vontade em uma saga pra mostrar quem é mais feliz, mais bonito, conseguir mais seguidores, ou seja, escravos voluntários.



Comentários