nosso Urso Branco de cada de dia




Black Mirror é uma série do gênero de Ficção Científica de origem britânica, que tem como temática satírica sobre a sociedade moderna e tecnológica.  Black Mirror nos convida para histórias onde, a primeira vista, o uso excessivo da tecnologia se tornou o mal desse século, quando na verdade, a série quer mesmo é falar sobre os excessos humanos. O show foi ao ar em Dezembro de 2011 pelo Channel 4, da rede de televisão britânica. Depois em 2015 a NETFLIX conseguiu os direitos de produção e exibição da série, lançando mais 12 episódios. 


Um dos episódios mais aclamados pelo público foi o famoso "White Bear" ou Urso branco (S02EP02). No episódio uma mulher acorda desnorteada e ao sair em busca de respostas, ela percebe que todos estão hipnotizados pelas câmeras de seus celulares. A partir dai, ela entende que a maioria das pessoas presentes na cidades foram atingidas por um certo mal tecnológico que tornou todos escravos da tecnologia. 

No decorrer da trama, a personagem encontra ajuda de uma mulher que a alerta que aquilo tudo pode ser acabado. Mas para isso ela precisa sobreviver e chegar até a central de controle do Urso Branco, o vírus contaminador. 

Acho que é exatamente essa a finalidade de Black Mirror, nos levar a pensar em como estamos envolvidos nas tecnologias e esquecemos os mundo real e palpável ao nosso redor. Precisamos pensar que nossa realidade está cada dia mais se aproximando dessas suposições exageradas feitas nos episódios da série, onde tais exageros daqui a pouco não serão tão exagerados assim. 





A trama se desenvolve de maneira angustiante e apreensiva, com fugas, dúvidas e com o nosso pensamento automático direcionado para o nosso dia a dia. Podemos ver a realidade desse episódio se escancarar quando vemos alguém tirando foto de acidentes no meio da rua, brigas de casais em púbico. As pessoas se preocupam mais em registrar o que está acontecendo e transmitir para os outros, do que ajudar a resolver aquela situação que está bem a sua frente. 

Quantas vezes nós já estivemos no mundo do Urso branco? Hipnotizados e vidrados em nossos celulares, transmitindo tudo que está acontecendo ao nosso redor. 

Comentários