Sobre conversação - Frase de Jonathan Swift (1712)

"É por termos menosprezado os prazeres da conversação que somos forçados a substituí-los pelas diversões frívolas e pequenas do jogo, das visitas, da bebida, dos adereços e mesmo da devassidão."


Jonathan Swift (1667-1745) foi um escritor, poeta, crítico literário e prosador satírico irlandês. É o autor de As Viagens de Gulliver – obra prima da literatura do século XVII, que mistura viagem aventura e ficção científica. Jonathan Swift (1667-1745) nasceu em Dublin, Irlanda, no dia 30 de novembro de 1667.

Em 1689 tornou-se secretário do escritor e diplomata Sir William Temple, em Moor Park, Surrey. Nessa época conheceu Ester, uma menina de oito anos a quem ele chamava carinhosamente de Stella e lhe dedica belos poemas.

Em 1704 Jonathan Swift consegue apoio de editores e publica “A Batalha dos Livros” e o “Conto de Tonel”. Em 1710 Swift se desentende com os liberais e alia-se aos conservadores. Trabalhou como editor do jornal The Examiner Tory. Entre 1710 e 1713 escreveu uma série de cartas para Ester, que foram publicadas como “O Diário de Stela”. Em 1713 foi nomeado decano da Catedral de St. Patrick, em Dublin. Estela vai juntar-se a ele.

Em 1720 começou a trabalhar em sua obra-prima “As Viagens de Gulliver”, uma sátira que mistura literatura de viagem, aventuras e ficção científica, que foi publicada em 1726 e tornou-se um dos clássicos da literatura infantil. Em 1728 Estela morre. Em 1729 publica anonimamente “Uma Modesta Proposta” uma sátira que critica a situação social da Irlanda, com a ideia de que os pobres daquele país vendessem seus filhos pequenos para as classes abastadas comerem.

Jonathan Swift faleceu em Dublin, Irlanda, no dia 19 de outubro de 1745. Foi sepultado na Catedral de St. Patrick.

https://www.ebiografia.com/jonathan_swift/


Análise da frase

Segundo Jonathan Swift, a conversação estaria sendo extinta pela falta de prazer no diálogo, 
sendo substituída por diversões sem importância, bebidas e outros prazeres segundo ele 
depravados de bons costumes.

Vivemos atualmente um período onde fortemente a conversação "desapareceu", quando 
acontece com frequência logo é vivida por redes sociais, seria a força da internet nos dias 
atuais, distanciando a conversação olho no olho, pessoalmente. Sendo assim,
abrimos uma discussão sobre as redes sociais, se seria mais um meio para conversação 
ou aumentaria a distância do velho e bom diálogo.


Pesquisado e escrito por: Jefferson Luã.






Comentários